FANDOM


(Criou página com '{{Tocright}} Esta categoria lista todos os servidores de ikariam no idioma Esloveno. == Informações sobre o idioma == É uma lín...')
 
(Adicionando categorias)
Linha 19: Linha 19:
   
 
{{Servidores|Idiomas}}
 
{{Servidores|Idiomas}}
  +
[[Categoria:Idiomas Oficiais]]
  +
[[Categoria:Servidores]]
  +
[[Categoria:Índice Geral]]

Edição das 07h09min de 12 de Agosto de 2012

Esta categoria lista todos os servidores de ikariam no idioma Esloveno.

Informações sobre o idioma

É uma língua eslava de origem indo-europeia oficial na Eslovênia. Os assentamentos eslovenos mais antigos na região atual datam do século VI d.C. No princípio a língua eslovena compartilhou seu desenvolvimento com os dialetos kajkaviano e cakaviano, ambos serbo-croatas, mas do século XII em diante os eslovenos estiveram controlados politicamente por falantes de romance e sobretudo de germânico, o que fez com que o uso do esloveno se restringisse a formas dialetais bastante localizadas, resultando em um bilinguismo extensivo mas esporádico. Existem poucos textos do período anterior à Reforma, dentre eles os Fragmentos Freisin (cerca de 1000 d.C.) são notáveis. No século XVI a língua eslovena se desenvolve graças a obra de Trubar, Dalmatin, Krelj, Bohoric e outros, sendo impressos uns 50 livros entre 1550 e 1598. A COntra-reforma deteve a expansão e codificação da língua escrita, mas no século XIX formas literárias foram implantadas e adotadas pelos intelectuais eslovenos. No século XX, os planificadores da língua tiveram de enfrentar vários problemas, incluindo o bilinguismo, a heterogeneidade das variantes dialetais e o contraste entre as aproximações teóricas e as considerações práticas. Fruto dessa complexidade é a co-existência de dois sistemas fonológicos autorizados: um com distinções tonais e outro sem distinções tonais; o primeiro é típico em determinados dialetos e o segundo em outros.

Dados

O esloveno literário normativo é a língua oficial da Eslovênia, sendo a língua nativa de cerca de 2,2 milhões de pessoas na Eslovênia e regiões fronteiriças da Itália, Áustria e Hungria. Há cerca de 400.000 falantes em comunidades emigradas na Argentina, Canadá, Croácia, Estados Unidos, Sérvia e Montenegro. A palavra esloveno (slovenščina) é usada para definir a língua desde o princípio do século XIX.

Escrita

O esloveno utiliza o alfabeto latino, com exceção das letras Q, X, W e Y, que são usadas somente para grafar nomes e fórmulas estrangeiras, e acrescido das letras Č, Š e Ž.

Smallwikipedialogo.png Esta página utiliza conteúdo da Wikipedia (ver autores) com Licença Creative Commons.


Outros Idiomas

Todos os itens (1)

O conteúdo da comunidade está disponível sob CC-BY-SA salvo indicação em contrário.